PRA CONTAR CERTO, VOCÊ TEM DE VER DE PERTO!

1º dia - 18/07 - Sábado:
Exibição de vídeo e Samba de Roda na ACANNE
Chegamos bastante cansados em Salvador, mas ao entrarmos na ACANNE depararmos com Frede Abreu que estava a convite de Mestre Renê para exibir um filme sobre Mestre João Grande, a canseira foi substituida pela emoção de estar conhecendo de "perto" um dos maiores pesquisadores da nossa arte.
Logo depois teve um samba de roda pegado, que já foi dando a idéia de como seria este evento, realmente 1000 graus.
Após o Samba Mestre Renê nos orientou sobre como seria a programação do evento e informou quais seriam as pessoas que iriam nos acompanhar a Mar Grande e em outros locais mais distantes.

2º dia - 19/07 - Domingo
Visita a Associação Cultural de Kapuera Angola Paraguassu
Guiados pelo Contramestre Gaguinho, Trenel V.O e os alunos da ACANNE (Cachorrão e Sem Terra) nós pegamos a lancha para Mar Grande as 09:30h, descemos lá e seguimos a pé pela beira da Praia até a Gamboa, local onde fica situada a sede da Associação Cultural de Kapuera Angola Paraguassu, cujo líder é Mestre Jaime de Mar Grande, mas que estava viajando e deixou a responsabilidade de nos receber ao seu Contramestre Budião.
Ao chegar no espaço desta gente boa, podemos perceber a energia do local e a positividade, tinham muitas crianças na roda, os capoeiristas e as senhoras da comunidade foram chegando devagarinho e logo estava cheio o ambiente.
Como toda roda, começou um pouco tímida, a galera se conhecendo, olha li, olha lá, cuida o jogo, reconhece os códigos do local, mas muito rápido já estava todo mundo enturmado e os sorrisos foram invadindo os corpos num belo jogo de angola.
Ao término da roda, fomos repor as energias num barzinho de uma tia da comunidade que serviu uma bela e farta e refeição, com diretiro a alguns licores, cafézinho e uma boa ceva gelada.
Como o dia estava nublado, preferimos ficar um bom pedaço da tarde trocando idéias, adivinha qual era o assunto? isso mesmo, a boa capoeiragem que se estendeu até quase a hora irmos embora.
3º dia - 20/07 - Segunda feira
Aula com crianças do projeto Sinal Fechado, Praia, Praça da Sé, Terreiro de Jesus, Pelourinho e aula na ACANNE
Acordamos por volta das 07:30h, algumas pessoas fizeram um lanche no espaço mesmo e outras foram lanchar na comunidade. Por volta das 09:00h, mais ou menos, umas 25 a 30 crianças que fazem parte do Projeto Sinal Fechado chegaram para ter aula de capoeira angola com Mestre Renê, aproveitamos a oportunidade para vivenciar a didática do Mestre na relação de ensino-aprendizagem com crianças de 05 a 14anos e em situação de vulnerabilidade social.
Após esta experiência fomos para a Praia do Porto da Barra, onde as pessoas que estão participando do evento puderam se deliciar com um bom banho de mar.
Na tarde fizemos um passeio rápido pelo Terreiro de Jesus, Praça da Sé e Pelourinho.
As 18:30h, estávamos de volta na ACANNE para ter aula com Mestre Renê, que mostrou alguns dos ensinamentos obtidos com estre Paulo dos Anjos, sempre enfatizando a necessidade de aprendermos a jogar capoeira por inteiro.
Ao final do treino fizemos uma pequena roda, com objetivo de executar os movimentos treinados na aula.
4º Dia - 21/07 - Terça feira
Pontualmente as 09:00h chegamos na ABCA - Associação Brasileira de Capoeira Angola, onde já se encontrava Mestre Caboré, que muito simpaticamente nos recebeu e falou sobre o movimento de revitalização da ABCA. Após conhecer o espaço e ver as fotos de diversos Mestres consagrados, fomos para o salão onde já estava os alunos de mestre caboré a armar os berimbaus. A roda foi se formando os cânticos sendo entoados, o sobe e desce dos jogos e o campo de mandinga estava pronto, quando para nossa surpresa, Mestre Pelé da Bomba entra na sala e prontamente Mestre Caboré lhe entrega o berimbau Gunga e entra na roda pra vadiar, aí foi só alegria, muitos jogos bons, no final, um animado samba de roda puxado por Mestre Pelé deu a senha para descermos e irmos tomar uma "água" no bar da Neuzão, onde foi filmado o "Ó pai ó", ficamos ali um pouco e fomos almoçar no Bar do Bahia, onde após comermos um PF (prato feito) ficamos connversando com Mestre Caboré, que nos contou várias histórias até as 17:30h.
Subimos em direção ao Forte da Capoeira, com objetivo de participar da Roda de Mestre João Pequeno, quando chegamos lá, vimos que as luzes da entrada estavam apagadase então perguntamos ao guarda qual era a situação e ele nos disse que não tinha ninguém no Forte e que não haveria nada lá naquele dia.
Para nossa sorte, apareceu um rapaz na portaria, filho de Mestre Boca Rica que estava saindo do Forte, e aí conseguimos entrar, na primeira olhada encontramos com Mestre Curió que nos convidou para visitar seu espaço, lugar muito lindo e aconchegante, Mestre Curió colocou uma cadeira no meio da sala e nós fizemos um círculo, sentados no chão para escutar suas experiências e conselhos de Mestre, a Mestra Jararaca se inseriu no grupo e enquanto ele nos falava da sua viagem a Brasília para ajudar a elaborar politicas públicas para a Capoeira Angola, entrou na sala, Mestre Morais, do GCAP - Grupo de Capoeira Angola Pelourinho que nos cumprimentou e logo saiu para falar em particular com Mestre Curió que logo voltou e nos contou situação de embate que os Mestres do Forte estão tendo com o Governo Municipal que não respeita e procura desestabilizar o movimento de resistência cultural da Capoeira Angola.
O nosso bate papo com Mestre Curió e Mestra Jararaca se estendeu até as 20:30h, marcamos aula a ser realizada com ele e saímos para ir embora, quando vimos que tinha uma galera nossa na Academia de Mestre João Pequeno.

5º dia - 22/07 - 4ª feira
Mais uma vez participamos da aula de Mestre Renê no Projeto Sinal fechado, pegamos uma praia no Farol da Barra e tarde fomos visitar o atelier de Mestre Lua Rasta, onde pudemos apreciar a beleza de seus instrumentos e ouvir suas histórias.
De lá, saímos para fazer aula na ACANNE, onde mestre Renê iria revisar os movimentos ensinados na segunda feira.
6º dia - 23/07 - Quinta feira
De manhã, fomos para a praia Jardim de Alá, na tarde fomos conhecer a FICA - Fundação Internacional de Capoeira Angola, onde Mestre Valmir falou sobre o trabalho desenvolvido naquele espaço e reforçou o convite para voltarmos no próximo ano. A demora na FICA foi pouca, pois já tinhamos combinado com Frede Abreu para ir visitar o Instituto Jair Moura, que funciona dentro do Projeto Mandinga, que é coordenado por Mestre Sabiá.
Chegando lá, encontramos Mestre Jogo de Dentro que muito simpático nos mostrou o local onde ele dá aulas e falou do evento que estará em Porto Alegre no mês de Setembro.
Passamos para a sala onde Frede se encontrava, ele nos levou para conhecer as dependências do Espaço Mandinga, feito isso, começamos um bate papo que tronou-se uma aula maravilhosa, sobre diversos assuntos relativos ao passado, presente e possível futuro que a capoeira está tomando no Brasil e no Mundo. Foi dificil sair de lá, estava muito bom e acolhedor, o Frede é uma pessoa realmente especial, mas tinhamos que sair para fazer aula de ritmo na ACANNE.
Chegamos no bairro Dois de Julho, trocamos de roupa e esperamos Mestre Renê que chegou já agitando o povo, cada pessoa pegou seu berimbau, armou e sob a orientação do Mestre, o som preencheu a sala da ACANNE, fortalecendo e harmonizando o conjunto de instrumentos e pessoas que estavam no local.
7º dia - 24/07 - Sexta feira
Descemos para conhecer o Mercado Modelo, compramos beribas e cabaças, depois voltamos para almoçar com Mestre Renê num restaurante natural e fomos para a Praia, este foi um dia mais tranquilo, pois estavamos esperando para chegar a hora da roda, que seria a primeira roda aberta do evento e estava todo mundo muito ansioso, pois também iriamos para roda de Mestre Lua Rasta, no Terreiro de Jesus.
Por volta das 18:30h já estava tudo preparado para começar a roda, Mestre Renê começou a armar os berimbaus, as pessoas foram chegando e aos poucos o local foi se enchendo de visitantes e capoeiristas de Salvador e de vários outros lugares do Mundo.
O ritmo já começou naquele jeito ACANNE de ser, "passa rápido que a ponte é madeira" , a primeira dupla já entrou no clima e os jogos foram vibrantes, quem piscasse perdia os movimentos que exigiam destreza e controle do corpos. O gunga marcava o ritmo e a viola entrava repicando e fazendo o povo todo balançar, e assim, foi até o final.
Comemos algumas frutas rapidamente para dar energia e partimos em direção ao Terreiro de Jesus, onde estava acontecendo a já tradicional roda de rua organizada por Mestre Lua Rasta. A roda que pelo jeito já estava boa, ficou melhor ainda, pois chegamos numa galera de mais de 30 pessoas, fomos se ajeitando, um senta aqui, outra senta lá, e quando percebemos já estavamos fazendo parte daquela vibração se espalhava para todos os cantos. Algumas pessoas, poucas, conseguiram jogar, mas só o fato de estar ali, naquele espaço, com todas aquelas pessoas, já era bom demais. Infelizmente não ficamos até o final, pois tinhamos que dormir cedo, pois deveriamos acordar as 05:30h de sábado para irmos para Ilha de Maré.